Boa Tarde! Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

04.092019

Capacitação profissional transforma a vida dos reeducandos do sistema prisional do Piauí

Já são mais de 1200 detentos certificados em cursos profissionalizantes, desde 2015

Aprender uma profissão requer compromisso, dedicação e força de vontade. E isso os reeducandos do sistema prisional do Piauí têm de sobra. Já são mais de 1200 detentos certificados em cursos profissionalizantes nas unidades penais do estado, de 2015 a 2019.

O reeducando Josimar Holanda faz parte desse número. Ao longo de seis anos no sistema penal, ele já concluiu diversos cursos, como o de Hortaliça, Salgadeiro e Empreendedorismo, além de fazer parte do Projeto Leitura Livre.

“É muito gratificante, pois além de adquirirmos conhecimento, também ganhamos remissão. A educação é a base fundamental para que possamos sair daqui melhores”, diz Josimar.

O interno prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) cinco vezes, e pretende realizar a prova até conseguir uma vaga na universidade.

“Ainda não obtive o êxito de passar, mas irei lutar com todas as minhas forças para que eu alcance meus objetivos e seja uma pessoa vencedora no futuro”, conta.

O detento Francisco Marcelo da Costa Santos também encontrou no conhecimento uma oportunidade de transformar sua vida. “Os cursos abrem a minha mente para mostrar que eu sou capaz. Hoje, eu tenho uma visão diferente do que eu posso fazer e de quem eu quero ser”, afirma.

Recentemente, Francisco concluiu o curso de Auxiliar de Cozinha, o qual, segundo ele, será essencial para o seu futuro. “Esse curso foi dedicado à minha esposa. Ela também está se profissionalizando lá fora, e, quando eu sair, pretendo investir nessa área”, diz.

O Secretário da Justiça, Carlos Edilson, conta que os cursos profissionalizantes fazem a diferença na ressocialização dos reeducandos.

“O objetivo da nossa gestão é dar oportunidade de educação e trabalho. O intuito é que os detentos aprendam um ofício e adquiram conhecimentos que poderão utilizar quando saírem do sistema”, comenta.

Segundo a coordenadora de ensino profissionalizante da Sejus, Alessandra Cordeiro, os internos enxergam, na capacitação profissional, uma chance de seguirem uma vida digna e honesta. “Uma boa formação é capaz de resgatar a autoestima e proporcionar melhores alternativas de reinserção social aos reeducandos”, observa.

FOCO NA EDUCAÇÃO E NO TRABALHO

No último mês, a Secretaria de Justiça certificou 104 reeducandos em cursos profissionalizantes nas unidades de Teresina, Picos e Parnaíba. Dentre os cursos ofertados estão o de Panificação e Confeitaria, Auxiliar de Cozinha e Microempreendedor Individual (MEI).

Os cursos são oferecidos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Programa de Capacitação e Implantação de Oficinas Permanentes (Procap), em parceria entre a SEJUS e a Secretaria de Educação do Estado.

Av. Pedro Freitas - Bloco G 2º Andar - Centro Administrativo
Teresina-PI - 64018-200 - Telefones: DUAP Informações Gerais (86) 99488 8133
DUAP Processual - (86) 99488 1359

Redes Sociais