Boa Tarde! Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

07.072020

Detentas da Penitenciária Feminina de Teresina trabalham na reforma e pintura da unidade

13 reeducandas participam da reestruturação do presídio.

O sistema prisional do Piauí segue possibilitando a reinserção social e a reintegração dos reeducandos através do trabalho. Prova disso são as internas da Penitenciária Feminina de Teresina, que estão realizando reformas e pinturas na unidade.

Segundo a vice-diretora da Penitenciária, Rebeca Filha, 13 reeducandas participam da reestruturação do presídio. “Começamos na semana passada, com poucos internas, e fomos aumentando, outras já estão se interessando. Elas aprendem umas com as outras, compartilham e motivam. Isso mostra a importância da implementação do trabalho na unidade. Sobretudo na situação que elas se encontram, essa atividade fortalece e dá autoestima, fora a remição da pena”, diz.

Para a reeducanda Samara Cibele, o trabalho é sinônimo de recomeço. “Nos recuperamos para enfrentar o mundo lá fora e recebemos a remição de pena. Sairei daqui com outros pensamentos para o mercado de trabalho. Aprendemos aqui na unidade, com o trabalho, estudo, oficinas, basta você querer. Nunca é tarde para um novo recomeço”, conta.  

O Secretário de Justiça, Carlos Edilson, ressalta que oportunizar o trabalho nas unidades prisionais do estado é uma das prioridades da gestão. “Reforçamos o nosso compromisso com a reintegração social dos nossos internos e internas a partir do trabalho. Nesse sentido, diversas ações estão sendo realizadas nas 17 unidades penais do Piauí, no tocante à limpeza, reformas e outras atividades”, ressalta.

De acordo com a Lei de Execução Penal (LEP), o reeducando tem direito à remição de um dia de sua pena a cada três dias de trabalho.

Av. Pedro Freitas - Bloco G 2º Andar - Centro Administrativo
Teresina-PI - 64018-200 - Telefones: DUAP Informações Gerais (86) 99488 8133
DUAP Processual - (86) 99488 1359

Redes Sociais