Bom Dia! Sexta-feira, 29 de Março de 2024

23.032023

Gestores das unidades penais participam de treinamento para Sistema do Departamento Nacional

O SISDEPEN é a ferramenta de coleta de dados do sistema penitenciário brasileiro

Os gerentes e coordenadores das unidades penais do sistema penitenciário do Piauí participam hoje (23) e amanhã de um treinamento para utilizar o SISDEPEN – Sistema de Informações do Departamento Penitenciário Nacional. O curso será ministrado pelos policiais penais federais da Senappen - Secretaria Nacional de Políticas Penais, Thiago Moreira e Laylson Américo, na ATI – Agência de Tecnologia e Informação, presencial e à distância, para que todos possam participar. 

“É muito importante a presença dos policiais do Senappen, para qualificar ainda mais a equipe da Secretaria de Justiça, para que no dia a dia possamos alimentar com informações e dados do sistema estadual, permitindo assim implementar políticas públicas e destinar recursos ao nosso Estado”, destaca o Secretário de Justiça – Coronel Carlos Augusto. Para o Secretário as informações completas e atualizadas no sistema, vão possibilitar também a classificação de risco dos internos no Piauí, permitindo traçar um perfil das pessoas privadas de liberdade.

Segundo o policial penal federal, Thiago Moreira, todas essas informações subsidiam a destinação dos recursos da Senappen para os estados, a partir de formulários preenchidos e coletados a cada seis meses. “Nesse primeiro dia vamos apresentar o sistema e sua origem, bem como o impacto do preenchimento correto e depois vamos explicar passo a passo para o preenchimento de cada formulário” explica o policial penal.

O SISDEPEN é a ferramenta de coleta de dados do sistema penitenciário brasileiro, ele concentra informações sobre os estabelecimentos penais e a população carcerária. Ao final de cada ciclo de seis meses, dados estatísticos são extraídos do SISDEPEN e sintetizados em painéis dinâmicos a fim de tornar a visualização mais interativa e ágil.

Av. Pedro Freitas - Bloco G 2º Andar - Centro Administrativo
Teresina-PI - 64018-200 - Telefones: DUAP Informações Gerais (86) 99488 8133
DUAP Processual - (86) 99488 1359

Redes Sociais