O Governador Rafael Fonteles assinou, nesta quarta-feira (13), o decreto de promoção de 508 policiais penais da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus). A assinatura representa a valorização do servidor penitenciário do Estado. Além das promoções, 7 veículos adquiridos através de parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública foram entregues à Sejus.
Policiais penais representando as 17 unidades penais do Estado, representantes classistas, servidores administrativos e, ainda, representantes de órgãos e instituições parceiras do sistema de cumprimento de pena estiveram presentes no evento solene realizado no Palácio de Karnak.
Para o Secretário de Justiça, Coronel Carlos Augusto, o evento representa um novo momento para o sistema penitenciário do Piauí.
“Hoje tivemos o maior ato de promoção da Polícia Penal. Também entregamos 7 viaturas doadas pela Senappen. Comemoramos um novo momento, onde a gestão ao lado dos Policiais Penais e equipes multidisciplinares tem o compromisso de fazer a ressocialização dentro do sistema, oferecendo oportunidades de educação e trabalho”, ressaltou o Secretário de Justiça
O Governador Rafael Fonteles frisou que a promoção representa a comprovação que o Estado está priorizando a segurança pública.
“Estou muito feliz de participar dos 40 anos da Sejus num momento histórico, em que fizemos a maior promoção da história”, afirmou o governador, que destacou também a importância do Estado em garantir a ressocialização dos detentos. Para ele, a educação e o emprego ajudam a reintegrar essas pessoas à sociedade. “Determinei ao secretário de Justiça que todas as unidades penais do Piauí ofereçam estudo ou trabalho aos detentos, para que a gente consiga, em parte, a ressocialização deles”, disse Fonteles.