Boa Tarde! Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

18.102022

Internos da Major César iniciam colheita de 20 toneladas de melancia orgânica

Trabalho que transforma vidas

Os internos da Colônia Agrícola Major César Oliveira, em Altos, iniciaram, nesta terça-feira (18), a colheita de melancias. A expectativa é de apurar cerca de 20 toneladas da fruta que será comercializada e terá sua renda revertida para a própria unidade penal.

Cerca de 30 internos trabalham, diariamente, na área de cultivo da unidade penal. O plantio de melancia foi feito em meados de agosto. Com irrigação e o acompanhamento técnico de um agrônomo, o trabalho na horta tem dado resultados.

“A melancia que a gente trabalha aqui é muito procurada no mercado, é a variedade liverpool. É um fruto bem característico, com rajadas na capa, redondo, polpa avermelhada, pouca semente e doce. O solo que a gente trabalha é arenoso, onde a melancia vai muito bem. É um produto orgânico, com melancias variando o peso de 12kg a 18kg”, comentou o agrônomo da unidade, Bruno Karvand.

Para o Secretário de Justiça, Carlos Edilson, a atividade ressalta o papel da Colônia Agrícola Major César.

“É um dia muito importante, pois a unidade volta a ter, efetivamente, o seu caráter agrícola. Nós já colhemos feijão, que participou de feira agrícola fora da unidade, e estamos fortalecendo o trabalho, que é a base da nossa gestão como ferramenta de reinserção social. Ações como essa só trazem benefícios aos reeducandos e ao sistema prisional”, disse o Secretário de Justiça.

De acordo com a Lei de Execução Penal (LEP), a cada três dias de trabalho, o reeducando tem direito a reduzir um dia de sua pena.

Av. Pedro Freitas - Bloco G 2º Andar - Centro Administrativo
Teresina-PI - 64018-200 - Telefones: DUAP Informações Gerais (86) 99488 8133
DUAP Processual - (86) 99488 1359

Redes Sociais