Bom Dia! Quarta-feira, 06 de Dezembro de 2023

19.092023

Justiça e Educação realizam revisão preparatória para Encceja e Enem na Penitenciária Feminina

A revisão preparatória contou com professores de portugues, matemática, redação, história e biologia.

A Secretaria da Justiça em parceria com a Secretaria de Educação realizou nesta terça-feira (19) na Penitenciária Feminina de Teresina, a revisão preparatória para o Encceja - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos e para Enem – Exame Nacional do Ensino Médio PPL 2023 para pessoas privadas de liberdade.

Participaram da revisão preparatória cerca de 30 internas e contou com professores de portugues, matemática, redação, história e biologia.

Segundo a Coordenadora do Pré-Enem da Secretaria de Educação, Hildalene Pinheiro, a parceria vem crescendo a cada ano, realizando as aulas e revisão em todo o Estado. “O governo do Estado aposta tudo na educação, vamos fazer a educação do Piauí a melhor do Brasil e essa parceria ao longo dos anos tem demonstrado excelentes resultados. E estamos trabalhando para que essas pessoas tenham oportunidade ao retornar as suas famílias”, enfatiza Coordenadora.

Tanto o Encceja PPL, quanto o Enem PPL, não tem diferença no nível cobrado dos conteúdos, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, vinculado ao Ministério da Educação - MEC, responsável pela realização do exame que só diferencia do regular, apenas o local de aplicação da prova.

Para Virginia Freitas, Gerente de Educação Prisional da Secretaria da Justiça, a parceria é importante para levar as internas da Penitenciária, a oportunidade de estudo da educação básica e ensino médio e obter notas para atingir a meta da certificação, tão importante ao sair do sistema prisional.

As provas do Encceja PPL 2023 serão aplicadas nos dias 17 e 18 de outubro de 2023, para o ensino fundamental e médio, respectivamente, nas unidades indicadas pela Sejus. São quatro provas objetivas, por nível de ensino, nas áreas de: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; redação; e ciências humanas e suas tecnologias.

As provas do Enem PPL serão aplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro. Têm o mesmo nível de dificuldade, com dois dias de provas, onde são respondidas 180 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Os participantes privados de liberdade também fazem uma redação, com tema diferente da versão regular.

Av. Pedro Freitas - Bloco G 2º Andar - Centro Administrativo
Teresina-PI - 64018-200 - Telefones: (86) 99488 8133 / 99488 1359 (DUAP)
Central de atendimento ao familiar - (86) 99439 8160 / 99821 1013

Redes Sociais