Bom Dia! Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

08.032019

Operação Carnaval Seguro registra queda de 60% de ocorrências nos presídios do Piauí

Nenhum motim, rebelião, homicídio ou disparo de arma de fogo em abordagem foram registrados no período carnavalesco.

Encerrada na manhã desta quinta (07) a operação Carnaval Seguro da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) registrou uma queda de 60% no número ocorrências em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a Diretoria de Inteligência e Proteção Externa (Dipe) da Sejus, apenas uma fuga foi registrada em Parnaíba e uma tentativa de fuga em Floriano.

Nenhum motim, rebelião, homicídio ou disparo de arma de fogo em abordagem foram registrados no período carnavalesco, o que é considerado como um balanço positivo pelos dispositivos de inteligência do sistema penitenciário. Para reforçar a segurança este ano foram realizadas vistorias diárias além da criação de postos estratégicos e reforço no efetivo de plantão com diárias pagas com antecedência aos agentes.

“Fizemos um planejamento operacional para garantir a ordem e a disciplina nos presídios e os resultados estão aí. Vamos manter o foco e seguir nas metas e ações de modernização para 2019.” explicou o secretário Daniel Oliveira.

Ao total foram mais de 180 agentes de segurança penitenciária envolvidos na operação que contou com planos para cada função de segurança, dos sentinelas das guaritas aos chefes de plantão. “Traçamos ações específicas também para cada unidade, um plano diferente para cada peculiaridade além de reforçar pontos que consideramos com maior risco, neles implantamos postos estratégicos”, informou o diretor da Dipe, Major Marcos.

No perímetro da Penitenciária José de Ribamar Leite, antiga Casa de Custódia, foram implantados postos de segurança estratégica para reforçar a segurança na unidade. A operação de segurança contou ainda com o apoio da Companhia de Presídios e do Grupo de Intervenção Prisional (GIP) sob coordenação direta do gerente de Inteligência da Sejus, Capitão Cunha. A ação também foi integrada com a Força Tática, o CHOQUE e o Batalhão de Rondas Ostensivas coordenadas pelo capitão Thanak Hitler, gerente de Proteção Externa da Sejus.

Av. Pedro Freitas - Bloco G 2º Andar - Centro Administrativo
Teresina-PI - 64018-200 - Telefones: DUAP Informações Gerais (86) 99488 8133
DUAP Processual - (86) 99488 1359

Redes Sociais