Bom Dia! Quinta-feira, 28 de Março de 2024

03.052018

Piauí inicia análise de distribuição de presos por nível de periculosidade

Ação deve reforçar segurança nos presídios e evitar absorção de presos de menor risco para organizações criminosas nacionais.

Gerentes, chefes de grupo e de disciplina de todos os presídios do Piauí se reuniram nesta quinta-feira (03) em encontro estratégico com a Diretoria da Inteligência da Polícia Civil do Piauí. O evento foi realizado na Academia de Formação Penitenciária (Acadepen) em uma parceria entre Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) e a Secretaria de Segurança Pública.

O subsecretário de Justiça, Carlos Edilson, explica que a iniciativa do Estado pretende seguir a política do Sistema Nacional de Segurança, que vem sendo desenhada pelo Fórum dos Governadores do Nordeste. “Foi um evento onde nós discutimos a possível divisão dos presos por índice de periculosidade. Estamos analisando dentro do nosso contexto enquanto estado do Piauí, se é possível fazer essa distribuição e quais unidades seriam possíveis de receber presos de alto, baixo e médio risco”, informou.

A ação de segurança está consultando gerentes e agentes penitenciários das unidades e vai estender o trabalho integrado com o Núcleo de Inteligência da Polícia Civil.

Para o delegado Charles de Holanda, o sistema penitenciário é um local estratégico para a segurança pública. “O sistema penitenciário é de onde surgem a grande maioria das informações relacionadas a criminalidade, então nós precisamos estudá-lo, nós precisamos transformar o sistema penitenciário em um laboratório de soluções. Conter organizações criminosas e solucionar instabilidades de segurança pública não podem ser feitas sem uma integração com o sistema prisional”, reiterou o delegado.

De acordo com os agentes de segurança, a política de divisão de detentos por índice de periculosidade e monitoramento de organizações criminosas é preventiva para evitar desestabilidades como as que outros estados do Brasil vêm enfrentando.  A metodologia de distribuição já é aplicada em presídios de países referência no setor carcerário, como o Canadá.

Av. Pedro Freitas - Bloco G 2º Andar - Centro Administrativo
Teresina-PI - 64018-200 - Telefones: DUAP Informações Gerais (86) 99488 8133
DUAP Processual - (86) 99488 1359

Redes Sociais