Bom Dia! Sexta-feira, 29 de Março de 2024

22.062021

Piauí tem aumento de quase 95% de inscritos no Encceja PPL

As provas acontecem nos dias 13 e 14 de outubro.

A Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus) conseguiu inscrever 1300 detentos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) de 2020. O número foi superior aos 669 de 2019, representando um aumento de 94,31%. As provas acontecem nos dias 13 e 14 de outubro.

O Encceja PPL é aplicado, anualmente, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). No Piauí, o exame é realizado através de parceria entre a Sejus e Secretaria de Educação (Seduc). A prova possibilita a certificação dos reeducandos que não concluíram o ensino fundamental e médio no tempo correto.

A coordenadora de ensino prisional da Sejus, Jussyara Valente, avalia o aumento de inscritos como prova de que a educação contribui para a reinserção social dos detentos.

“Conseguimos ultrapassar todas as expectativas em relação ao número de inscritos. Este ano, nós conseguimos ver a manifestação de vontade dos próprios reeducandos e o interesse dos familiares e amigos que procuraram a coordenação de ensino para que os internos tivessem a oportunidade de participar do exame. Isso nos deixa extremamente felizes, porque é a maior prova de que a educação dá certo, compensa e vale a pena. Nós acreditamos que a educação rompe as grades e transforma a realidade de muitos”, completou.

O secretário de Justiça, Carlos Edilson, ressaltou que pretende continuar investindo em programas relacionados à educação e profissionalização dos reeducandos. “Mesmo com todas as dificuldades trazidas pela pandemia, conseguimos um número positivo de inscrições e esperamos, também, um grande número de aprovados. Nosso desejo é manter o Piauí em alta na educação, pois é através dela que conseguimos transformar vidas e possibilitar a reinserção social dessas pessoas privadas de liberdade”, finalizou.

Além do Encceja, outros programas de ensino são aplicados no sistema penitenciário do Estado, como o Canal Educação, EJA e ENEM PPL, abrangendo todas as unidades penais do Piauí.

Av. Pedro Freitas - Bloco G 2º Andar - Centro Administrativo
Teresina-PI - 64018-200 - Telefones: DUAP Informações Gerais (86) 99488 8133
DUAP Processual - (86) 99488 1359

Redes Sociais