Boa Noite! Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

16.022018

Projeto de ressocialização amplia ação religiosa em presídios do Piauí

A Lei de Execução Penal dispõe sobre assistência religiosa em penitenciárias, como forma de melhorar o processo de reinserção social

Uma reunião entre a secretarias de Justiça e a secretaria de Trabalho e Empreendedorismo, foi realizada nessa quinta-feira(15), para tratar sobre a ampliação, no sistema prisional do Estado, de projetos religiosos voltados ao processo de ressocialização de pessoas privadas de liberdade.

A reunião, que aconteceu na sede da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo, contou representantes da coordenação de Assistência Religiosa da Secretaria de Justiça e pastores da Igreja Universal do Reino de Deus. A assistência religiosa a detentos está prevista na Lei de Execução Penal (7.210/84).

O coordenador de Assistência Religiosa da Secretaria de Justiça, Joel Bina, avalia que “o curso será importante, pois, os voluntários das igrejas terão de conhecer a legislação, a rotina carcerária, perfil do detento, observando aspectos psicológicos, familiares e onde a bíblia se torna relevante para eles”.

Entre as instituições religiosas que desenvolvem projetos no sistema prisional do Piauí, além das igrejas evangélicas, está, também, a Igreja Católica. Na reunião, foi tratado sobre a oferta de capacitação em Capelania Prisional para igrejas interessadas em prestar serviço no sistema penitenciário.

“Asseguramos o acesso de reeducandos ao auxílio das igrejas de todos os credos, não apenas em cumprimento à Lei, mas porque, de fato, acreditamos que o processo de transformação da pessoa privada de liberdade, visando ao seu retorno para a sociedade, melhora quando existe a assistência religiosa”, pontua Joel.

No caso da Igreja Universal, a instituição religiosa já atua nas unidades penais de Teresina, Grande Teresina e Parnaíba, e planeja expandir seus atendimentos para os estabelecimentos prisionais de Oeiras, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Esperantina e Unidade de Apoio ao Semiaberto (capital).

Estiveram presentes na reunião, o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, o secretário de Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaias, os pastores Joel Bina e Estevam Marlon, da Coordenação de Assistência Religiosa da Sejus, e ainda o bispo Sebastião Souza e o pastor Adalberto Silva, da Igreja Universal.

Av. Pedro Freitas - Bloco G 2º Andar - Centro Administrativo
Teresina-PI - 64018-200 - Telefones: DUAP Informações Gerais (86) 99488 8133
DUAP Processual - (86) 99488 1359

Redes Sociais