Bom Dia! Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

03.072020

Projeto Leitura Livre transforma a realidade dos internos na Casa de Detenção de São Raimundo Nonato

No Projeto, os internos leem obras da literatura piauiense, brasileira e estrangeira, e elaboram resumos

A Casa de Detenção Provisória de São Raimundo Nonato iniciou mais uma etapa do Projeto Leitura Livre, no qual os internos leem obras da literatura piauiense, brasileira e estrangeira, e elaboram resumos, que são avaliados por uma comissão técnica. A cada livro lido, o detento recebe remição de quatro dias na sua pena.

A assistente social e coordenadora do Projeto na unidade, Edilene Baião, conta que 48 internos participam do Leitura Livre. “Temos detentos de todos os pavilhões inseridos no Projeto. O Leitura oportuniza o direito ao conhecimento, à educação e o desenvolvimento da capacidade crítica, por meio da leitura e da produção de textos”, diz.

Para o interno Leandro Paz, o Leitura Livre estimula a vontade de estudar e aprender mais. “Sempre gostei de ler, principalmente leituras bíblicas. É importante nos atualizarmos para seguirmos o dia a dia com mais conhecimento. Meu objetivo é ler e estudar cada vez mais, além de ganhar a remição”, conta.

Segundo a Diretora de Humanização da Sejus, Dihna Carvalho, promover a leitura nas unidades prisionais também contribui para o bom comportamento e ressocialização dos internos. “Os psicólogos e assistentes sociais fazem o acompanhamento dos reeducandos e indicam o melhor livro para que eles possam lidar melhor com suas angústias. Muitos entram pensando só na remição, mas, ao longo dos ciclos, percebem o quão importante é a leitura”, conclui.

Av. Pedro Freitas - Bloco G 2º Andar - Centro Administrativo
Teresina-PI - 64018-200 - Telefones: DUAP Informações Gerais (86) 99488 8133
DUAP Processual - (86) 99488 1359

Redes Sociais