Bom Dia! Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

06.092019

Reeducandos que cumprem alternativas penais recebem certificados em cursos profissionalizantes

Os cursos são ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)

Com o propósito de serem reinseridos na sociedade, 28 reeducandos que cumprem alternativas penais e seus familiares receberam, nesta sexta-feira (06), certificados nos cursos profissionalizantes de Agente Comunitário de Saúde e Microempreendedor Individual, ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A solenidade foi realizada pela Secretaria de Justiça, através da Central Integrada de Alternativas Penais (CIAP), em parceria com a Secretaria de Educação. A ação ocorreu no Tribunal de Justiça do Piauí.

O diretor de inteligência da Sejus, Charles Pessoa, esteve no evento representando o Secretário de Justiça, Carlos Edilson. Para ele, trata-se da conclusão de um ciclo.

“Temos trabalhado de forma integrada com a Secretaria de Educação para dar oportunidade para que essas pessoas consigam entrar no mercado de trabalho e não voltem a cometer novos delitos. Acreditamos que a educação é um dos pilares fundamentais para a ressocialização”, diz o diretor.

O reeducando Gabriel dos Anjos de Sousa comemorou o certificado do curso de Agente Comunitário e comenta a vontade de investir na área. “É uma oportunidade de me ressocializar, corrigir meus erros e um ânimo a mais para seguir no caminho certo”, conta.

Segundo a coordenadora operacional da CIAP, Geracina Olímpio, o maior benefício é a qualificação profissional. “Os cursos possibilitam o aprendizado técnico e abre portas para um emprego e para que possam montar seus próprios negócios”, conclui.

Central Integrada de Alternativas Penais

A CIAP tem como objetivo a ressocialização e profissionalização de pessoas em liberdade provisória e em cumprimento de penas alternativas. Somente neste ano, foram realizados mais de 4 mil atendimentos.

A Central é parceira de dois importantes projetos: “Ressocializar para não prender” e “Reeducar”, que lidam diretamente com pessoas envolvidas com problemas de drogas e violência doméstica. Os projetos ofertam tratamentos em instituições terapêuticas e ações de conscientização.

Av. Pedro Freitas - Bloco G 2º Andar - Centro Administrativo
Teresina-PI - 64018-200 - Telefones: DUAP Informações Gerais (86) 99488 8133
DUAP Processual - (86) 99488 1359

Redes Sociais