Bom Dia! Sexta-feira, 29 de Março de 2024

06.092019

Sistema prisional recebe doação de livros do Projeto Baú de Ideias

150 livros foram arrecadados e doados à Secretaria de Justiça

Nesta quinta-feira (5), o sistema prisional do Piauí recebeu a doação de 150 exemplares de livros de uma campanha organizada pelo Projeto Baú de Ideias, executado com apoio da Defensoria Pública do Estado. A entrega foi feita pela idealizadora do projeto, a advogada Joselda Nery, e pela coordenadora do Sistema Prisional da Defensoria Pública do Estado, Viviane Setúbal, à diretora de Humanização e Ressocialização da Secretaria de Justiça, Dihna Carvalho. Os livros servirão para aprimorar o trabalho de ressocialização desenvolvido nas unidades penais do Estado.

A campanha foi desenvolvida pela primeira vez com enfoque no sistema prisional. A idealizadora do Baú de Ideias, Joselda Nery, acredita que os livros poderão servir para auxiliar os projetos educacionais no sistema prisional. “Foi programado para utilizar esses livros dentro do sistema prisional. Fizemos uma campanha de arrecadação, por meio de doação, e a pessoa que fez a doação ganhou um marca-páginas exclusivo do projeto, que possui ilustração e frases dos autores”, comenta Joselda.

A defensora Viviane Setúbal enxerga a doação como um incentivo para a reinserção social dos reeducandos. “ A gente vê como uma assistência que a Defensoria proporciona, além da Jurídica. Sabemos dos desafios, tanto pro Estado quanto para os familiares e internos do sistema. A gente entrou em apoio ao projeto que a Dra. Joselda idealizou, no sentido de dar mais força para que os internos tenham mais acesso ao conhecimento e possam se libertar pelo conhecimento”, frisou a coordenadora.

Coordenadora do Projeto Leitura Livre, que leva a leitura aos reeducandos, e, com isso, contribui para a ressocialização do sistema prisional, Dihna Carvalho se sentiu grata pela atitude. “Meu sentimento é de muita gratidão. O Leitura Livre é um projeto desde 2015, fomentado pelo Ministéiro da Justiça e potencializado para a nossa realidade do Piauí. Espero que esse exemplo de doação se estenda para toda a sociedade civil. O projeto da Dra. Joselda mostrou bastante sensibilidade para o sistema prisional", reitera.

Com o Leitura Livre, reeducandos fazem a leitura de livros paradidáticos e best-sellers da literatura mundial. Após o prazo para a leitura, os internos fazem uma resenha do livro lido e asseguram, também, o direito da remissão da pena.

Av. Pedro Freitas - Bloco G 2º Andar - Centro Administrativo
Teresina-PI - 64018-200 - Telefones: DUAP Informações Gerais (86) 99488 8133
DUAP Processual - (86) 99488 1359

Redes Sociais