Boa Noite! Segunda-feira, 20 de Maio de 2024

23.082016

Projeto beneficia detentas da Penitenciária Feminina com novas certidões de nascimento

A Secretaria de Justiça do Piauí já desenvolve, desde 2015, o projeto Registrar

Através do projeto Identidade Cidadã, 147 mulheres privadas de liberdade da Penitenciária Feminina de Teresina foram beneficiadas com novas certidões de nascimento. Os dados são da Diretoria de Humanização e Reintegração Social da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), que executou o projeto nesta terça-feira (23), na unidade.

O projeto Identidade Cidadã é desenvolvido pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Ministério da Justiça. A ação busca organizar os fluxos de emissão e regularização de certidões de nascimento no sistema prisional, garantindo possibilidade de acesso a programas sociais que dependem da existência do documento.

Dentro das metas de emissão de documentos a pessoas privadas de liberdade no sistema penitenciário do Piauí, a Secretaria de Justiça do Piauí já desenvolve, desde 2015, o projeto Registrar, voltado à emissão de documentos como carteira de identidade, CPF, título de eleitor e carteira de trabalho.

De acordo com Elisângela de Macedo, gerente de Humanização e Reintegração Social da Sejus, além de facilitar o acesso dos detentos a programas sociais, os projetos Identidade Cidadã e Registrar dão suporte no processo de ressocialização. Segundo a gerente, mais de 1.000 internos já foram beneficiados com o Registrar.

A Penitenciária Feminina de Teresina tem, ao todo, 160 mulheres privadas de liberdade. Para a interna Luana Nonata da Silva, a emissão de nova certidão de nascimento vai facilitar o acesso ao trabalho dentro e fora do presídio. “Vai me ajudar a viver normalmente lá fora Tem a possibilidade de ser cidadão e conquistar um futuro lá fora”, diz.

A representante da Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg), Andrea Paixão, pontua que o projeto Identidade Cidadã “será contínuo e a meta é realizá-lo todas as unidades prisionais do Piauí. Dentro do Identidade Cidadão, vamos capacitar os profissionais que atuam no sistema prisional, para executarem o projeto”.

Av. Pedro Freitas - Bloco G 2º Andar - Centro Administrativo
Teresina-PI - 64018-200 - Telefones: DUAP Informações Gerais (86) 99488 8133
DUAP Processual - (86) 99488 1359

Redes Sociais