Boa Tarde! Domingo, 19 de Maio de 2024

06.112023

Secretaria da Justiça realiza aula inaugural do I Curso de Intervenção Tática Prisional

O Curso de Intervenção Tática Prisional qualifica para resolução de conflitos no interior de unidades penais, técnicas e táticas de uso diferenciada

A Secretaria da Justiça realizou na manhã desta segunda-feira (06) no Auditório da Academia da Polícia Penal (ACADEPEN), a aula inaugural do I Curso de Intervenção Tática Prisional – CITAP, ministrada pelo policial penal, Delfran Rodrigues, com o tema: O que é ser um interventor. O palestrante é o primeiro policial penal interventor do Piauí e foi formado na Diretoria Penitenciária de Operações Especiais – DPOE, em Brasília-DF.

Para o Secretário da Justiça, Coronel Carlos Augusto a qualificação é fundamental para o sistema de segurança pública, “precisamos do policial penal cada vez mais preparado e agradecemos o apoio das demais instituições de segurança pública para a realização desse curso como a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e PRF, que se fizeram presentes na aula inaugural do curso. Vamos juntos construir um sistema de execução da pena mais justo, mais humanizado e seguro no Estado do Piauí”, afirma o Secretário da Justiça.

Esteve presente também na aula inaugural, a Diretora da Escola Nacional de Serviços Penais (ESPEN) da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Stephane Silva de Araújo, destacando a atuação da Acadepen-PI na rede nacional de escolas e enfatiza a importância da qualificação constante da polícia penal.

“A qualificação e aprimoramento dos policias penais ela é essencial para que possamos entregar uma melhor execução penal no Brasil e trabalharmos a ressocialização dos apenados, a atuação dos interventores traz melhorias do sistema aqui no estado que já se apresenta como referência nacional”, aponta Stephane Silva de Araújo.

O I CITAP contou com 65 inscritos, 31 se tornaram aptos no teste de aptidão física e inicia agora com 20 alunos. O CITAP tem um total de 280 h/a, com duração de aproximadamente 28 dias.

“Contamos com policiais penais do Piauí, Maranhão, Alagoas, Pará e ainda um bombeiro militar do nosso Estado. O curso efetivamente começa agora e os alunos passarão por instruções como: escolta de alto risco, intervenção tática, instrumentos e técnicas de menor potencial ofensivo, direitos humanos, legislação, e muito mais. A expectativa que saiam policiais penais melhores e mais qualificados, com a máxima dos operadores especializados: treinar, operar e instruir”, explica o Coordenador do CITAP, policial penal Eneas Maia.

O curso tem o mesmo objetivo de qualificar policiais penais e profissionais da segurança pública na resolução de conflitos no interior de unidades penais, técnicas e táticas de uso diferenciada da força, dentro da legalidade.

Av. Pedro Freitas - Bloco G 2º Andar - Centro Administrativo
Teresina-PI - 64018-200 - Telefones: DUAP Informações Gerais (86) 99488 8133
DUAP Processual - (86) 99488 1359

Redes Sociais