Bom Dia! Sábado, 04 de Maio de 2024

05.052020

Visitas virtuais no Piauí aproximam detentos e familiares em meio ao isolamento social

A ferramenta já é realidade em todas as 17 unidades penais do Estado

Em meio à pandemia do coronavírus, as visitas foram suspensas desde o último mês no sistema prisional do Piauí. Por conta disso, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) inovou e implantou a visita virtual. Através de um aplicativo de vídeo-chamada, o órgão encontrou uma maneira de aproximar detentos e familiares nesse período de isolamento social. A ferramenta já é uma realidade e estará em todas as unidades penais do estado.
 
 
A Sejus usou a tecnologia a seu favor para otimizar as visitas aos presos do Piauí, e, também, evitar tensões dentro de suas unidades. Além disso, o instrumento possibilitou diversos encontros que, até então, eram impossibilitados por questões de mobilidade ou até mesmo financeira.
 
 
Como é o caso da reeducanda Maria da Guia, custodiada na Penitenciária Feminina de Teresina. Seus familiares, residentes em Bom Jesus, distante cerca de 620 km da capital, passam, às vezes, quase 6 meses para a visitarem. Para ela, a visita virtual foi muito importante.
 
 
"Essa ferramenta me fez sentir feliz. Pude ver as pessoas que jamais imaginaria de ver, pois não podiam vir até aqui. Graças a Deus, foi muito bom! Vi todos meus filhos, meus netos, minhas noras. Agradeço por tudo", disse a interna, emocionada, após o contato com seus entes.
 
 
Segundo a assistente social da Sejus, Alyne Fonseca, a ferramenta possibilitou que os reeducandos pudessem aliviar a saudade e amenizar a preocupação, tanto dos familiares quantos dos próprios internos.  A assistente social Teresinha Lustosa completa que foi um avanço e uma forma humanizada de tratar os internos e estreitar os laços familiares nesse momento.
 
 
O reeducando Erasmo Júnior, custodiado na Penitenciária Prof. José Ribamar Leite, aprovou a ideia e diz ter se sentido mais calmo ao ter visto sua família.
 
 
"Eu achei muito importante, porque, apesar de a gente não ter a presença física da nossa família, nós falamos ao vivo com eles e isso conforta mais o nosso coração" disse.
 
 
Para o Secretário de Justiça, Carlos Edilson, a inovação da Sejus é benéfica para todos os envolvidos: estado, reeducandos e familiares.
 
 
"Com um computador e uma webcam, estamos proporcionando momentos de alívio e conforto para os reeducandos e familiares. Isso, com certeza, reflete dentro dos pavilhões das unidades e lá fora, com os familiares tranquilos após verem seus reeducandos. Estamos fazendo de tudo para manter a ordem nas unidades e, também, proteger tanto a população carcerária quanto nossos servidores", comentou o secretário.
 
 
As visitas virtuais já acontecem em 16 das 17 unidades penais do Piauí. Todos os reeducandos usarão a ferramenta para se comunicarem com os seus entes. As visitas sociais, entrada de advogados e defensores públicos - e outras atividades externas - estão suspensas no sistema prisional do Piauí, como forma de prevenção ao coronavírus. O Piauí segue sem casos registrados da Covid-19 no sistema prisional.

Av. Pedro Freitas - Bloco G 2º Andar - Centro Administrativo
Teresina-PI - 64018-200 - Telefones: DUAP Informações Gerais (86) 99488 8133
DUAP Processual - (86) 99488 1359

Redes Sociais