A Secretaria da Justiça do Piauí (Sejus) em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) entregou 86 certificados de conclusão de cursos profissionalizantes a reeducandos da Colônia Agrícola Major César Oliveira, em Altos. Os cursos ofertados pelos órgãos parceiros foram os de construção de blocos de concreto e meio fio, iniciação à panificação e confeitaria e o de corte e costura.
A maior turma foi a do curso de fabricação de blocos de concreto e meio fio com a participação de 55 reeducandos. O curso da área da construção civil teve a duração de 120 horas. Também com a mesma carga horária, o curso de panificação e confeitaria contou com a participação de 16 internos que aprenderam sobre a produção de pães, bolos e salgados. Os dois cursos foram ofertados pelo Senai. E com 48 horas, ofertado pela Seduc, o curso de corte e costura, onde os reeducandos aprenderam sobre práticas e técnicas da costura, o uso das máquinas e equipamentos do processo de produção dos vestuários.
“O curso pra mim foi gratificante, pois ele mostrou pra nós que podemos sair daqui e buscar um outro meio de vida, ou seja, através do emprego e do trabalho. Nós estamos realmente querendo voltar para o berço da sociedade. Aprendi a mexer com concreto, betoneira e com o certificado consigo obter um emprego. Esse curso serviu muito e estou muito grato à secretaria por essa oportunidade”, disse o reeducando Maylson Nascimento.
“Estamos mostrando o potencial que temos dentro de todo o sistema de cumprimento de pena do estado. Vamos seguir levando oportunidades às pessoas que cumprem pena no sistema. Acreditamos que o trabalho e o estudo são pilares de ressocialização”, frisou o Secretário da Justiça, Coronel Carlos Augusto.