A Central Integrada de Alternativas Penais (CIAP) da Secretaria da Justiça (Sejus), promoveu na manhã desta sexta-feira (14) o grupo “Pintura Livre”, com abordagem reflexiva e dirigido às pessoas sob dependência química responsabilizadas com penas ou medidas alternativas à prisão, em Teresina.
O objetivo desse grupo é fornecer ferramentas relacionais de transformação de conflitos, metodologias de diálogo e comunicação, compreensão e implicação nas próprias emoções e reconhecimento de limites, empatia e auto empatia, bem como a compreensão de que conflitos são parte fundamental das relações humanas, desfazendo a mentalidade ganha/perde que motiva, muitas vezes, a dependência química.
De acordo com a Coordenadora Operacional da CIAP, Geracina Melo, o grupo ‘Pintura Livre’ é realizada pela equipe de facilitadores, composta por psicólogos e assistentes sociais, com colaboração de auxiliares administrativos para a condução e organização dos diversos grupos temáticos.
“Dessa forma, podemos encaminhar os dependentes químicos atendidos na CIAP para o necessário tratamento de saúde, caso seja identificada outras vulnerabilidades, os próprios facilitadores podem intervir, sem a quebra do vínculo estabelecido com a equipe” destaca a coordenadora.
Ações como esta são orientadas pela Diretoria de Humanização e Reintegração Social da SEJUS/PI, com observância aos Eixos 1 e 4, do Plano “Pena Justa” (ADPF nº 347 – STF), para a quebra do ciclo de violência social, fortalecimento das políticas penais e, consequentemente, a não repetição do estado de coisas inconstitucional.