Policiais penais são os primeiros interventores avançados do Estado.
Os Policiais Penais do Piauí, Enéas Maia e Rodrigo Antunes, pertencentes ao Grupo Tático Prisional (GTP) da Sejus, concluíram, em Fortaleza, nessa semana, o III Curso Avançado de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário (CAIRRC) e o de instrução em armamento e tiro institucional. Os cursos foram realizados pela Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará.
O curso durou aproximadamente 70 dias e além das técnicas inerentes à função de policial penal, exigiu o preparo físico e psicológico. O curso teve início em junho e contou com carga horária de aproximadamente 850 horas/aulas. Os piauienses passaram por etapas eliminatórias como Teste de Aptidão Física (TAF), Teste de Aptidão de Tiro (TAT), Teste Operacional de Tonfa (TOT), Teste de Imobilização Tática (TIT) e testes aquáticos.
“Graças a Deus obtive êxito e vou levar os conhecimentos para o Estado do Piauí e difundir a doutrina, que preza pela ordem e pela disciplina nas unidades prisionais pra manter íntegro o direito do preso, dentro do que rege a Lei de Execuções Penais”, comentou o policial penal do Grupo Tático Prisional e concludente do curso, Eneas Maia.