Policiais Penais do Piauí participam do IV Curso de Operações Policiais (COP) realizado pela Polícia Civil do Piauí. Nesta quinta-feira (28), instrutores do Grupo Tático Prisional (GTP) realizaram as instruções de intervenção em ambiente prisional e espingarda military calibre 12 GA.
O curso iniciou com 32 operadores de forças como a Polícia Civil do Piauí, Polícia Civil do Ceará, Polícia Penal do Piauí, Polícia Penal do Maranhão, Guarda Civil Municipal e Polícia Federal.
Segundo o coordenador operacional do IV COP, o policial civil Lucídio Brito, o curso ainda conta com 14 tentantes e visa preparar policiais para integrarem um grupo especializado para ocorrências de maior risco.
“Os alunos já passaram pela etapa rústica e hoje estamos com policiais penais na intervenção prisional. O Curso de operações policiais visa treinar policiais para integrarem a CORE, que atua nas ocorrências de maior risco como assalto à banco, sequestros com reféns, novo cangaço, demandas de alta magnitude”.
Para o policial penal e coordenador do Grupo Tático Prisional, Enéas Maia, a integração entre as forças é fundamental para o combate à criminalidade.
“Um dia muito feliz. Estamos no centro de treinamento da Polícia Penal tendo a honra de ministrar para nossa coirmã as matérias que são expertises da Polícia Penal. É importante saber as técnicas umas das outras forças para que juntos possamos combater a criminalidade”.