Secretaria da Justiça – SEJUS

Reeducandos aprendem costurar com malharia da Colônia Major César

A Sejus acredita na qualificação profissional como ferramenta de ressocialização das pessoas privadas de liberdade

Compartilhar:

Cerca de 15 reeducandos da Colônia Agrícola Major César, em Altos, estão participando de uma oficina de corte e costura. Os internos estão aprendendo a costurar os próprios uniformes dos custodiados do sistema prisional piauiense. Além da confecção de roupas, os reeducandos aprendem sobre a montagem e manutenção do maquinário industrial.

Inicialmente, estão sendo produzidos 100 conjuntos (camisa e short) para a distribuição no sistema prisional. No entanto, a instrutora Suzana Souza explica que a produção contemplará todas as oficinas de trabalho das unidades. Os internos são divididos por ilhas de produção como  espalhar a malha na mesa, fazer modelagem e corte e, ainda, o fechamento.

“Eles irão aprender a fazer camisa longa, fardamentos, vamos produzir para atender às oficinas que funcionam no sistema prisional.

 

O reeducando de iniciais G.R.S.N relata que não sabia costurar e quando surgiu a oportunidade do curso não a desperdiçou.

 

“Eu me identifiquei muito, eu gostei muito do corte. É algo novo na minha vida. Já tenho planos de conversar com a família pra gente vê a possibilidade de comprar uma, duas, três máquinas pra começar devagarzinho e, assim, abrir um empreendimento com algo que eu aprendi e ganhar dinheiro a partir do meu suor. Estou pagando minha pena e diante dessa oportunidade já vejo um futuro diferente longe do crime e das drogas, onde a gente pode trabalhar e sustentar nossa família”, frisou o interno da unidade penal.

A Colônia Agrícola Major César Oliveira, em Altos, dispõe ainda de estruturas voltadas para a ressocialização das pessoas privadas de liberdade como panificadora, serralheria, fábricas de produção de blocos de concreto, produção de porcos, tanques de peixes, campo agrícola, além de salas de aula e laboratório de informática.

Compartilhar:
Por categoria