A Secretaria de Estado da Justiça inaugurou, na manhã desta quarta-feira (03), a obra de construção do parlatório e sala de aula na Penitenciária Regional Maria de Cota, em Oeiras. O investimento com a reforma e ampliação da unidade foi de R$ 284.380,72, com recursos do Tesouro Estadual.
O secretário da Justiça, coronel Carlos Augusto destaca a importância da reestruturação das unidades do sistema prisional do estado.
“Hoje homenageamos Maria de Cota com a presença de sua família, com o nome da Unidade. Inauguramos a construção do parlatório e de uma sala de aula. Estamos fazendo o que é possível diante da realidade da Penitenciária em Oeiras. Agradecemos ao Governo do Estado pela destinação dos recursos para essa obra”, destacou o secretário.
O parlatório é o local onde os internos recebem as visitas e segundo a Lei de Execução Penal (LEP), um direito do interno a manutenção do convívio familiar e imprescindível a ressocialização.
Para o gerente da unidade, Carlos Andrade, a obra de ampliação torna o cumprimento de pena mais justo.
“Nós agradecemos o compromisso do governador Rafael Fontes, do secretário da Justiça e demais diretorias, em nome de toda a equipe pela conclusão da obra. A sala de aula inaugurada será de grande importância para a realização das atividades educacionais e de capacitação profissional”, disse o gerente.
Homenagem
A unidade passou a ser denominada Penitenciária Regional Maria de Cota. Maria Lopes de Lacerda e Silva, carinhosamente conhecida por “Maria de Cota”, nasceu em 07 de outubro de 1913. Devota de São Vicente de Paula, auxiliou o Padre João de Deus nas casas de São Vicente, localizadas no bairro Canela, hoje extintas, cuidando com dedicação aos necessitados. Foi atuante como zeladora associada na Arquiconfraria do Sagrado Coração de Jesus e na Arquiconfraria do Sagrado Coração de Maria.
Auxiliar de enfermagem, trabalhou por muito tempo em prol dos doentes, dos indigentes, dos encarcerados, aconselhando-os na palavra de Cristo. Maria de Cota faleceu em 24 de fevereiro de 2009.