A Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus), em parceria com a Fundação de Proteção ao Meio Ambiente e Ecoturismo (Funpapi), realizou, nesta terça-feira (12), a certificação da primeira turma do curso de Informática Básica da Colônia Agrícola Major César Oliveira. Cerca de 22 reeducandos foram certificados.
O curso teve uma carga horária de 40 horas/aula e abordou conhecimentos como rede de computadores, configuração de rede e plataformas de escritório. O curso aconteceu no Ponto de Inclusão Digital (PID) da unidade, que possui dez computadores e foi instalado pela Funpapi em 2023.
Arli Barros, presidente da Funpapi, ressaltou a importância da realização do curso. “É de grande valia trazer para a penitenciária um curso dessa magnitude, mesmo porque temos a convicção que eles não tiveram essa oportunidade. Estamos nessa parceria e, com certeza, traremos outros cursos e capacitações. Essa é a nossa função social como organização do terceiro setor”, disse.
Quem teve a oportunidade de participar do curso demonstrou a esperança de trilhar novos caminhos e oportunidades. “É muito gratificante a gente estar se profissionalizando no curso, porque aqui é uma porta de entrada ao mercado de trabalho. Através dele, a gente vai ter a oportunidade de nos tornar novas pessoas, porque a gente pode mudar. Não é porque cometemos um erro, que não possamos nos tornar pessoas melhores”, relatou o reeducando de iniciais N.C.M.
“Esse é o primeiro, mas já temos duas turmas para o segundo e terceiro curso e continuaremos sempre com ofertas de cursos de informática básica para internos da Colônia”, frisou o gerente adjunto da unidade penal, Reginaldo Torres.