As inscrições para a seleção do II CITAP (Curso de Intervenção Tática Prisional) estão abertas e seguem até o dia 15 de fevereiro de 2026. O curso é uma realização da Secretaria da Justiça, por meio da Academia de Polícia Penal (ACADEPEN/PI), todo o cronograma do curso está previsto em Edital.
O curso será realizado na Região Integrada de Desenvolvimento – RIDE Grande Teresina, com duração de aproximadamente 30 dias e carga horária de 300 horas aula, com previsão de início em 25 de fevereiro de 2026.
Serão 50 vagas disponíveis, destas, serão oferecidas 12 vagas para coirmãs: 2 vagas para o Grupo de Intervenção Tática da Célula de Gestão de Pessoas da Polícia Militar do Ceará, à disposição da Superintendência do Sistema Socioeducativo; 01 vaga para a Guarda Civil Municipal; 1 vaga para Corpo de Bombeiros Militar; 01 vagas para a Polícia Civil; 01 vagas para a Polícia Rodoviária Federal; 02 vagas para a Polícia Militar; 04 vagas para Policiais Penais de outros Estados.

Em 2023, a Sejus realizou a primeira edição do CITAP, formando os primeiros interventores prisionais no Piauí. Participaram do curso policiais do Piauí, Maranhão, Pará e Alagoas. Dentre os 26 que iniciaram o certame, 15 concluíram.
O CITAP tem por finalidade capacitar servidores do sistema penitenciário piauiense e de outros estados da federação para atuarem diretamente na solução de conflitos no interior de estabelecimentos prisionais, na implementação da ordem e disciplina, na realização de atividades especializadas no âmbito das atribuições de Polícia Penal, bem como no uso de técnicas e táticas adequadas à legalidade e no uso diferenciado da força.