Secretaria da Justiça – SEJUS

Sejus deverá abrir mais de 3.000 novas vagas em presídios do Piauí até o fim de 2026

As obras acontecem de norte a sul do Estado

Compartilhar:

A Secretaria da Justiça do Piauí tem um planejamento de abrir até o término de 2026 mais de 3.000 vagas no sistema prisional do Estado. Construção de novas unidades penais e reformas das atuais garantirão esse número.

Desde 2023, reformas e construções estão transformando a realidade do sistema prisional piauiense. As novas estruturas possibilitam melhor qualidade no serviço prestado pelos policiais penais e servidores nas unidades.

 

Unidades como as penitenciárias de Picos (135 novas vagas), Floriano (188 novas vagas), Irmão Guido (331 novas vagas) e Major César (88 novas vagas) foram reformadas por completo. Uma nova unidade, a de Buriti dos Lopes (307 novas vagas), foi inaugurada na região norte. Hoje, as penitenciárias de Bom Jesus (263 novas vagas) e a Prof. José de Ribamar Leite (306 novas vagas) seguem com reformas a todo vapor. Além disso, novas unidades estão sendo construídas como a Penitenciária Feminina de Picos (34 novas vagas), a nova Cadeia Pública de Altos (1198 novas vagas) e, ainda, uma Casa de Detenção Provisória em Altos (288 novas vagas) e outra na cidade de Picos (247 novas vagas).

As reformas e construções de novas unidades, com previsão de conclusão para 2026, totalizarão 3.385 novas vagas.

“Estamos transformando o sistema de cumprimento de pena do Piauí. Reformamos e estamos construindo novas unidades pensando na readequação do número de vagas ao número de internos e fazê-lo mais humano e mais justo”, comentou o Secretário da Justiça do Piauí, Coronel Carlos Augusto.

Compartilhar:
Por categoria