A Secretaria da Justiça do Piauí publicou, nessa terça-feira (11), a Portaria nº 161/2025, que estabelece os critérios e procedimentos para a seleção de Policiais Penais que desejam participar do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Prisional, oferecido na modalidade Ensino a Distância (EAD).
A iniciativa faz parte do Plano de Trabalho do Convênio Federal nº 937780/2022, firmado entre a Sejus e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), com o objetivo de fortalecer a execução penal no estado do Piauí. O curso será ministrado pela UniBF – União Brasileira de Faculdades, instituição contratada por meio de processo licitatório.
Serão disponibilizadas 25 vagas para Policiais Penais que atuam no estado e que atendam aos seguintes requisitos:
– Possuir diploma de curso superior reconhecido pelo MEC;
– Estar no exercício de cargo/função de gestão dentro do sistema prisional, como diretor, gerente, coordenador, chefe de grupo, entre outros.
Em caso de empate, a classificação obedecerá a critérios como não possuir especialização prévia, idade mais elevada e tempo de serviço no sistema prisional, entre outros.
As inscrições devem ser feitas até 19 de fevereiro de 2025, às 13h, por meio do e-mail acadepen@sejus.pi.gov.br. O processo seletivo será conduzido pela Academia de Polícia Penal do Piauí (ACADEPEN/PI), que divulgará a lista de selecionados no site oficial da SEJUS-PI.
Sobre a importância do curso para a qualificação dos Policiais Penais do estado, o secretário da Justiça do Piauí, Coronel Carlos Augusto, destacou que a capacitação contínua dos servidores é fundamental para garantir um sistema prisional mais eficiente, seguro e alinhado às melhores práticas de gestão. “Com esta pós-graduação, queremos fortalecer a atuação dos Policiais Penais, aprimorando suas habilidades e proporcionando uma visão mais estratégica da administração penitenciária. Nosso compromisso é com a valorização dos profissionais e a melhoria da gestão prisional no Piauí.”
Para mais informações, os interessado deverão entrar em contato através do e-mail: acadepen@sejus.pi.gov.br