O Governo do Estado por meio da Secretaria da Justiça do Piauí inaugurou, nesta quinta-feira (20), a nova Central de Monitoramento Eletrônico da Polícia Penal. O equipamento realiza a fiscalização das medidas cautelares impostas pelo Poder Judiciário com uso de tornozeleiras eletrônicas, além do botão do pânico, ferramenta de prevenção à violência contra às mulheres.
“A nossa prioridade é a segurança pública, porque é a prioridade do povo. A Central vai também ajudar no monitoramento das pessoas que usam tornozeleiras, especialmente, aquelas que foram acusadas e condenadas de crime de violência doméstica, protegendo as vítimas. Aqui é um elo importante da segurança pública, pra garantir que não haja novos crimes”, comentou o Governador Rafael Fonteles.
“Essa nova sede traz a possibilidade de monitorar o maior número de pessoas, de termos a Central de operações da Polícia Penal que vai funcionar aqui. Vamos ter imagens de todos presídios. Nós recebemos do Governador Rafael Fonteles a missão de reconstruir todas o sistema de cumprimento de pena. As nossas unidades estão deixando ser depósito de pessoas. Nós temos unidades onde as pessoas tem a possibilidade de se ressocializar e o Estado tem de oferecer isso”, disse o Secretário de Justiça, Coronel Carlos Augusto.
A Central de Monitoramento Eletrônico da Polícia Penal do Piauí possui núcleos nas cidades de Campo Maior, Esperantina, Parnaíba, Oeiras, Floriano, Picos, São Raimundo Nonato e Bom Jesus. A nova estrutura inaugurada fica localizada ao lado das Penitenciárias Professor José de Ribamar Leite e Feminina de Teresina, na BR 316.